terça-feira, 3 de março de 2009

TEXTO INFORMATIVO " Parece que é mas não é..."

PARECE QUE É MAS NÂO É..
Tal como um peixe, vive na água, no mar ou em grandes rios. Tal como um peixe tem barbatanas e cauda. Parece mesmo um peixe, mas não é.
Excelente nadador, pode nadar a uma velocidade de 40 km/h e mergulhar a 300 m de profundidade. Dá grandes saltos, podendo atingir os 5 m acima da água.
A sua vida é passada a procurar alimento e a brincar. Come principalmente peixes, mas também lulas, camarões e outros animais. Come muito, podendo chegar a devorar 160kg de alimento num só dia.
Vive em grupo e é muito dócil e sociável, tanto com os outros elementos da sua espécie como com o homem. Dizem também que é muito inteligente.
Já adivinhaste quem é?
A sua forma de comunicar chama-se eco-localização, embora alguns cientistas já lhe tenham chamado Golfinhês. Para comunicar emite sons que, ao “baterem” nos objectos, voltam para trás. Pelo som que recebe, ele consegue saber a que distância se encontra o objecto e até que objecto é esse. É assim que consegue encontrar comida, defender-se dos perigos e não se perder do grupo.
E agora, já sabes que animal é?
É isso mesmo, é o golfinho. O golfinho não é um peixe, é um mamífero. Tal como os outros mamíferos tem sangue quente e respira pelos pulmões, embora tenha o nariz no cimo da cabeça. Por isso, quando precisa de respirar tem de vir à superfície da água e colocar o nariz de fora.
Só mais uma coisa...
Sabes que em Portugal podes ver golfinhos? Existem algumas dezenas no estuário do rio Sado.





Sem comentários:

Enviar um comentário