quinta-feira, 28 de maio de 2009

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Para ler...

A RAPOSA E A CEGONHA

Um dia a raposa foi visitar a cegonha e convidou-a para jantar.Na noite seguinte, a cegonha chegou a casa da raposa.- Que bem que cheira! – disse a cegonha ao ver a raposa a fazer o jantar.- Vem, anda comer. – disse a raposa, olhando o comprido bico da cegonha e rindo-se para si mesma.A raposa, que tinha feito uma saborosa sopa, serviu-a em dois pratos rasos e começou a lamber a sua. Mas a cegonha não conseguiu comer: o bico era demasiado comprido e estreito e o prato demasiado plano. Era, porém demasiado educada para se queixar e voltou para casa cheiinha de fome.Claro que a raposa achou montes de piada à situação!A cegonha pensou, voltou a pensar e achou que a raposa merecia uma lição. E convidou-a também para jantar. Fez uma apetitosa e bem cheirosa sopa, tal como a raposa tinha feito. Porém, desta vez serviu-a em jarros muito altos e estreitos, totalmente apropriados para enfiar o seu bico.- Anda, vem comer amiga Raposa, a sopa está simplesmente deliciosa. - espicaçou a cegonha, fazendo o ar mais cândido deste mundo.E foi a vez de a raposa não conseguir comer nada: os jarros eram demasiado altos e muito estreitos. - Muito obrigado, amiga Cegonha, mas não tenho fome nenhuma. - respondeu a raposa com um ar muito pesaroso. E voltou para casa de mau humor, porque a cegonha lhe tinha retribuído a partida.
MORALNunca faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.
(Fábulas de La Fontaine)

Carta para o Simão

Como motivação para o estudo do tema "Os animais", os alunos receberam uma carta de um menino, o Simão, pedindo-lhes ajuda para ficar a saber mais sobre este tema. Depois de trabalhado este conteúdo, a turma respondeu ao pedido de ajuda do Simão.

E.B.1 de Parada de Gatim ,23 de Maio de 2009

Olá amigo Simão!

Como tu nos pediste ajuda para estudar os animais, mandamos-te esta carta para aprenderes coisas novas sobre eles.
Formámos grupos e cada um deles estudou uma classe dos animais: mamíferos, répteis, insectos, aves, peixes e anfíbios. Também estudámos a diferença entre animais selvagem e domésticos.
Para não escrevermos tudo o que aprendemos sobre os animais, vamos enviar-te fotografias dos cartazes que construímos para ti. Lá podes ver onde vivem, como são revestidos, como se deslocam, o que comem e como se reproduzem.
Espero que gostes e que aprendas como nós aprendemos.
Xau, beijinhos dos teus novos amigos da turma A de Parada de Gatim.

As nossas experiências

Para percebermos como é que a água chega a pontos mais elevados fizemos, hoje, uma experiência com a nossa professora na escola. Para ela, precisámos de duas garrafas plásticas, duas tampas de garrafas furadas, um tubo e água. A seguir enchemos uma das garrafas cheias de água , fechámo-las com o tubo nelas introduzido e virámo-las ao contrário.Verificámos que a garrafa que estava vazia começou a encher e ficou ao mesmo nível da outra garrafa.
A nossa professora explicou-nos que sempre que um líquido é colocado em recipientes que comunicam entre si, este desloca-se de um para outro até ficar ao mesmo nível nos dois recipientes. A isto dá-se o nome de princípio dos vasos comunicantes O nosso repuxo
Utilizando uma só garrafa com o tubo introduzido na tampa virada ao contrário fizemos, um repuxo.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PNL O GRILO VERDE

Partindo da obra "O Grilo Verde", no âmbito do Programa Nacional de Leitura, os alunos do primeiro e segundo ano criaram um poema colectivo.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os meios de Comunicação e de Transporte

Os alunos do 2.º e 3.º ano desenvolveram um Projecto sobre os Meios de Comunicação e de Transporte.
Dividiram-se em grupos de trabalho, onde cada um pesquisou todas as informações necessárias para responder às perguntas colocadas.
Depois de investigarem, cada grupo preparou a sua apresentação com muito trabalho e empenho, para não falhar nada!
Durante a apresentação, cada grupo explicou o seu tema e mostrou as ilustrações realizadas. perante os restantes alunos da turma e no final avaliaram.
As apresentações foram muito boas e o balanço do trabalho foi muito positivo, pois os alunos aprenderam muito.
A Turma B agradece a participação da Professora Mónica Chousa que ajudou muito para o desenvolvimento do Projecto.

Os meninos vão à Pesca !!


Sexta-feira, dia 24 de Abril de 2009, recebemos a visita da Profª Maria que veio assistir à nossa aula de Ensino Experimental das Ciências.
Esta aula surgiu a partir da construção de uma bússola. Onde vimos que era preciso uma rolha de cortiça, uma agulha e um íman para a agulha ter o poder magnético. Esfregámos a agulha no íman 20 vezes e ela passou a apontar para o Norte. A partir daí vimos que o íman atraía algumas coisas e ficámos curiosos por saber o que atraía e porquê. Fizemos um projecto onde dissemos o que sabíamos, o que queríamos saber e como e quando íamos saber. Pensámos com a professora que uma experiência seria divertido para aprendermos.
Para a experiência, trouxemos o material de casa. Juntámos uma rolha de cortiça, um berlinde, uma fotografia, uma moeda, um íman, uma folha de papel, uma tesoura, uma cana, um botão, um parafuso, um clipe, uma carica, um lápis, uma tampa de plástico e uma caixa.
Com os materiais que trouxemos, fizemos uma cana de pesca com um íman na ponta e metemo-los na caixa de sapatos para fazermos a nossa « Pesca Magnética». Mas antes disso, preenchemos uma ficha onde dissemos o que achávamos que ia ser atraído ou não pelo íman da cana.
Formámos grupos de 4 meninos e começámos a « pescar ». Foi muito divertido! Com este jogo, aprendemos o que era atraído pelo íman e acabámos de preencher a ficha com o que vimos na experiência.
Depois, abrimos os nossos Magalhães e fizemos uns jogos que a nossa professora gravou. Dois a dois, tentámos resolver os exercícios e no fim, vimos a nossa pontuação. Quase todos os meninos tiveram 100 % e ficaram contentes.
O dia 24 de Abril, foi um dia muito fixe porque com a experiência aprendemos todos juntos e gostávamos muito de repetir.
Turma B

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dimensão textual - Como escrever um convite












No ambito do Programa Nacional de Ensino do Português, na primeira parte da aula de hoje, os alunos dialogaram com vista ao levantamento do conteúdo de diversos géneros de texto de acordo com a sua utilidade (notícia, biografia, anúncio, recado, entrevista).
O material de apoio utilizado para o diálogo foi um cartaz construído para o efeito pela professora. Posteriormente foi feita no quadro a planificação colectiva de um convite contendo categorias de informação que os alunos concluíram ser necessárias :nome de quem convida, data, morada, contacto e local da realização, motivo do convite, nome do convidado. Seguidamente prencheu-se o esquema de acordo com o conteúdo, festa de aniversário e fez-se a produção colectiva do convite, oralmente e por escrito.
Na segunda parte da aula foi analisado um texto - convite distribuído pela professora. Nele os alunos identificaram, sublinhando a cores, as categorias de informação (a quem é dirigido, motivo do convite, local, hora, quem convida)
Para aplicação dos conhecimentos adquiridos os alunos, em grupo, fizeram um convite para a Feira do Livro na Escola. Para isso, identificaram, de novo, colectiva e oralmente as categorias : motivo, local, horário, a quem é dirigido, quem convida.
Para finalizar, em grupo os alunos fizeram um plano de acordo com o esquema dado, decidindo o que vão escrever em cada campo, funcionando o esquema como rascunho.
Depois de feito o texto do convite, estes foram lidos em voz alta à turma pelo representante do grupo.

domingo, 3 de maio de 2009

Dia da Mãe - sabonetes decorados



Estes foram os sabonetes que nós decorámos para as nossas mães com a técnica do guardanapo.

Dia da Mãe

Durante a semana os alunos da Eb1 de Parada de Gatim andaram aterefados a fazer as prendas para oferecer às suas mães no Dia da Mãe. Com embalagens de leite e fita de velcro fizeram porta-moedas muito engraçados. Decoraram também sabonetes com a técnica do guardanapo. Para decorar os sabonetes foram precisos sabonetes, guardanapos ilustrados, cola e verniz próprios para esta técnica e tinta brilhante. No fim das prendas fizeram um lindo embrulho em forma de rebuçado.
















É bonita não é?... As nossas mães vão gostar...